Sobre: Iniciativas

Junho 25, 2020
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda repudia os atos de violência racista e xenófoba que o ocorrem por todo o mundo e que motivaram as manifestações de pesar pelo homicídio de George Floyd. Também em Portugal se geram crimes contra a diferença, como é exemplo as mensagens de ódio dirigidas recentemente aos refugiados em atos de vandalismo perpetrados pela extrema-direita. 22.06.2020
Abril 25, 2020
Texto evocativo e comemorativo dos 46 anos da Revolução dos Cravos.   25-04-2020
Outubro 9, 2019
O Grupo Municipal do PSD/CDS decidiu, de forma injustificável, boicotar as propostas do BE e do PS/JPP na Assembleia como forma de retaliação pelas posições destes partidos da oposição sobre a Tecmaia. 30.09.2019
Março 2, 2019
A Concelhia da Maia do Bloco de Esquerda visitou o Centro Raríssimo da Maia e reuniu com a Direção da Delegação Norte da Associação Raríssimas. Na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda levantou o problema da ausência de instalações adequadas e com caráter permanente, lançando um apelo à Câmara Municipal e às Juntas de Freguesia, no sentido de procurar uma solução para as carências sentidas pela Associação.
Dezembro 2, 2018
No dia 1 de dezembro, teve lugar uma sessão pública sobre o Orçamento de Estado com o deputado bloquista Luís Monteiro, na sede concelhia do BE/Maia. O aumento das pensões, a redução do custo da energia, o aumento do abono de família, a redução do IVA dos espetáculos e o fim do corte de sustentabilidade nas reformas antecipadas são algumas das medidas que entrarão em vigor em 2019.
Novembro 22, 2018
O Bloco de Esquerda defende que a Quinta dos Cónegos, adquirida há um ano pela Câmara Municipal da Maia ao Novo Banco, seja aberta à população.
Novembro 17, 2018
No dia 1 de dezembro, pelas 16h, vai realizar-se uma sessão pública sobre as medidas que o Bloco de Esquerda defende para o próximo Orçamento de Estado. Todos e todas estão convidados a assistir e participar no debate.
Junho 29, 2018
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação à Câmara Municipal no sentido de estudar a implementação de um Orçamento Participativo. Com a rejeição desta proposta, perde-se uma oportunidade de fomentar a participação cívica dos cidadãos e a aproximação entre os eleitores e os centros de decisão.
Abril 25, 2018
Intervenção do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na sessão comemorativa dos 44 anos do 25 de abril de 1974 da Assembleia Municipal da Maia. 25.04.2018
Setembro 14, 2017
No dia 6 de Setembro, o Bloco de Esquerda, com o deputado Luís Monteiro, reuniu com a Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação da Maia (FAPE Maia), após um convite formal endereçado a nós por esta associação, com o intuito de ouvir e conhecer os pontos de vista de todas e cada uma das candidaturas às eleições autárquicas 2017.
Setembro 11, 2017
Francisco Louçã, economista e ex-coordenador do Bloco de Esquerda, esteve na Maia para participar na iniciativa "um café com Francisco Louçã", um debate em torno da economia, em busca de soluções para o país e para as cidades. O debate, em modo informal, teve lugar no restaurante/confeitaria Miramaia, junto à Camara Municipal, e teve ainda a participação do candidato à Câmara Municipal da Maia Silvestre Pereira.
Dezembro 28, 2016
O Bloco de Esquerda realizou, no dia 7 de janeiro, na antiga Junta de Freguesia da Maia, uma sessão pública subordinada ao tema Orçamento de Estado 2017. O debate contou com a participação do deputado Luís Monteiro, eleito pelo círculo do Porto.
Novembro 22, 2015
O bloco de esquerda realizou um jantar de comemoração dos 10 anos da atividade Concelhia na Maia. Aberto também aos simpatizantes, o jantar contou com a intervenção da porta-voz do BE Catarina Martins e do deputado de Freguesia da Cidade da Maia Francisco José Silva.
Janeiro 6, 2015
Privar as crianças, especialmente as mais pequenas e carenciadas, de se divertirem ao ar livre e em àreas próximas das suas habitações, num espaço de crescimento saudável e em segurança, é estar longe do que deve ser um serviço público de proximidade que os cidadãos têm a legitimidade de exigir. O Bloco de Esquerda defende a reposição do Parque de S. Miguel, mandado retirar pela presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia sem qualquer justificação plausível.