Share |

Bloco reúne com Federação das Associações de Pais

No dia 6 de Setembro, os candidatos do Bloco de Esquerda/Maia, com o deputado Luís Monteiro, reuniram com a Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação da Maia (FAPE Maia), após um convite formal endereçado a nós por esta associação, com o intuito de ouvir e conhecer os pontos de vista de todas e cada uma das candidaturas às eleições autárquicas 2017.

Após breve apresentação, o BE colocou-se ao lado daqueles que defendem a escola pública, e referiu que é preciso perceber o que a autarquia  pode ou não fazer no que se refere à educação local. Cabe ao Governo legislar as metas da redução progressiva do número de alunos por turma, mas verificamos que existe um défice de alunos nas periferias dos concelhos, ao contrário dos grandes centros, fruto da grave escassez de transportes públicos que se verifica no nosso concelho, o que obriga à deslocação dos alunos para os grandes centros urbanos. O combate a este problema passa por melhorar o sistema de transportes no concelho e é aqui que a autarquia tem um papel fundamental.

O BE informou que é contra este modelo de organização que implicou a saída dos pais e encarregados de educação dos concelhos pedagógicos e que deve haver intervenção do Governo no sentido de alterar o modelo atual.

O Bloco é contra a precariedade laboral, tanto de pessoal docente como de pessoal não docente, e entende que está nas mãos do município a contratação dos professores para as AEC's, tendo estas de apresentar planos de regularização de vínculos precários e planos de contratação.

De acordo com o Ministro da Educação, ainda este ano, estará assegurada a contratação de 1.500 novos assistentes operacionais, e mais 500 para o ano letivo 2018/19, faltando apenas a emissão de uma portaria. O BE sempre se bateu pela alteração do rácio existente para a colocação de pessoal em cada escola, para garantir que os auxiliares chegarão aos municípios e às escolas onde são mais necessários.

No final da reunião, ambas as partes se comprometeram a continuar o dialogo e a luta por uma melhor educação. A FAPE poderá contar com o contributo do BE na resolução de todos os problemas que afetem a comunidade escolar.