Sobre: Cidade da Maia

Outubro 26, 2020
O representante do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia dirigiu à Presidente da Junta de Freguesia, uma carta aberta apelando ao encerramento dos cemitérios da Freguesia entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Dezembro 21, 2019
Declaração política do Bloco de Esquerda sobre os resultados do processo de extinção e agregação de Freguesias lida na sessão da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia de 19.12.2019.
Dezembro 20, 2019
O Bloco de Esquerda votou contra o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020 da Junta de Freguesia Cidade da Maia. Os documentos previsionais do executivo foram aprovados com 9 votos a favor, 6 abstenções e 4 votos contra
Setembro 1, 2019
Durante décadas, os moradores do Bairro do Sobreiro contaram, a cada eleição, com uma mesa de voto onde só estavam inscritos eleitores que ali moravam. Na última sessão da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, o representante do BE criticou o facto de a lei eleitoral não estar a ser devidamente aplicada a estes eleitores, tratando-os de forma diferenciada. No final de agosto, a Câmara Municipal anunciou que os moradores do bairro passariam a estar inscritos noutro Posto de Recenseamento Eleitoral.
Julho 20, 2019
O Bloco de Esquerda recebeu, na sede concelhia da Maia, os representantes do "Movimento por Gemunde" e do "Pró Vermoim", dois grupos de cidadãos que pretendem a recuperação da sua antiga Freguesia. O BE defende o direito das populações serem consultadas sobre o futuro da Freguesia através da realização de referendos locais.
Julho 4, 2019
O Bloco de Esquerda fez aprovar, na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia de 27.06.2019, uma recomendação alertando para os efeitos que as alterações climáticas estão a ter em Portugal e defendendo a divulgação de materiais didáticos nas escolas sobre esta temática.
Abril 28, 2019
O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, uma proposta de recomendação para a implementação de um plano de prevenção e combate à violência de género. A Recomendação foi aprovada por maioria, com 9 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Setembro 29, 2018
O Bloco de Esquerda considera a decisão da Câmara Municipal da Maia de duplicar o número de lugares de estacionamento público com parquímetro na Cidade da Maia é uma "decisão precipitada". A moção apresentada pelo BE na Assembleia de Freguesia contra o estacionamento abusivo foi aprovada por maioria.
Setembro 26, 2018
O Bloco de Esquerda apresentou, nas Assembleias de Freguesia de Águas Santas, Pedrouços e Cidade da Maia uma proposta para que a transferência de competências do Estado para a autarquia, prevista na Lei nº 50/2018, não tenha lugar já em 2019.
Maio 2, 2018
A Assembleia de Freguesia chumbou o Relatório de Gestão de Contas de 2017, apresentados pelo executivo da Junta de Freguesia, na sessão ordinária de 30.04.2018. O Bloco foi coerente e votou contra as Contas de um Orçamento que não refletia as suas opções.
Maio 2, 2018
Os deputados do PSD votaram, na Assembleia de Freguesia Cidade da Maia, contra a moção do Bloco de Esquerda que saudava o Dia Internacional do Trabalhador, bem como uma moção da CDU que apelava à participação nas manifestações.
Março 6, 2018
Os documentos apresentados pelo executivo não permitem compreender se aquela distribuição de fundos tem por base o número de habitantes, a superfície das Freguesias ou outros fatores, nem especifica quais os fins para os quais estão adstritas as verbas.
Janeiro 22, 2018
O Bloco de Esquerda voltou a votar contra a proposta de Orçamento e Plano da Junta de Freguesia, rejeitados na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia duas semanas antes. Defendemos que estes documentos devem ser discutidos com todos os partidos da oposição, a fim de poderem ser negociadas propostas de alteração que respondam às prioridades apontadas pelas diferentes forças políticas.
Janeiro 8, 2018
Pelo quinto ano consecutivo, a oposição (BE, PS/JPP e CDU), em maioria na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, inviabilizou a proposta de Orçamento e Plano de Atividades apresentada pela Junta de Freguesia, liderada por um executivo PSD/CDS.