Share |

Aprovada recomendação sobre resposta às alterações climáticas

O Bloco de Esquerda fez aprovar, na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia de 27.06.2019, uma recomendação alertando para os efeitos que as alterações climáticas estão a ter em Portugal e defendendo a divulgação de materiais didáticos nas escolas sobre esta temática.

O Bloco destaca um estudo recente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que torna pública a subida da temperatura média registada em diversas capitais de distrito desde 1950 e a diminuição da percipitação, que torna as secas fenómenos cada vez mais frequentes.

O BE saúda as recentes mobilizações estudantis que vieram dar maior projeção ao problema e refere que "as entidades locais, como as autarquias, têm um papel decisivo na resposta às alterações climáticas".

A elaboração de cartas de zonamento climático local (registando as diferenças de temperatura), a criação de uma rede de monitorização climática, a instalação de paineis informativos sobre o conforto bioclimático e qualidade do ar e a criação pelas autarquias de redes de participação cidadã são algumas medidas propostas pelo BE para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Difundir um maior conhecimento sobre a situação de emergência climática torna-se, pois, imprescindível para combater as ideias anti-científicas difundidas por alguns dirigentes mundiais.

Assim, o Bloco de Esquerda recomendou ao executivo da Junta que sejam amplamente divulgados, pelas escolas e espaços, públicos materiais e publicações como a "Reportagem Especial" para ajudar à compreensão da necessidade de estratégias de adaptação às alterações climáticas