Sobre: Freguesias

Outubro 26, 2020
O representante do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia dirigiu à Presidente da Junta de Freguesia, uma carta aberta apelando ao encerramento dos cemitérios da Freguesia entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Março 20, 2020
Na sequência da entrada em vigor do Estado de Emergência, a maioria das Juntas de Freguesia da Maia já anunciou o encerramento ao público dos respetivos cemitérios.
Dezembro 21, 2019
Declaração política do Bloco de Esquerda sobre os resultados do processo de extinção e agregação de Freguesias lida na sessão da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia de 19.12.2019.
Dezembro 20, 2019
O Bloco de Esquerda votou contra o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020 da Junta de Freguesia Cidade da Maia. Os documentos previsionais do executivo foram aprovados com 9 votos a favor, 6 abstenções e 4 votos contra
Setembro 1, 2019
Durante décadas, os moradores do Bairro do Sobreiro contaram, a cada eleição, com uma mesa de voto onde só estavam inscritos eleitores que ali moravam. Na última sessão da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, o representante do BE criticou o facto de a lei eleitoral não estar a ser devidamente aplicada a estes eleitores, tratando-os de forma diferenciada. No final de agosto, a Câmara Municipal anunciou que os moradores do bairro passariam a estar inscritos noutro Posto de Recenseamento Eleitoral.
Julho 20, 2019
O Bloco de Esquerda recebeu, na sede concelhia da Maia, os representantes do "Movimento por Gemunde" e do "Pró Vermoim", dois grupos de cidadãos que pretendem a recuperação da sua antiga Freguesia. O BE defende o direito das populações serem consultadas sobre o futuro da Freguesia através da realização de referendos locais.
Julho 4, 2019
O Bloco de Esquerda fez aprovar, na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia de 27.06.2019, uma recomendação alertando para os efeitos que as alterações climáticas estão a ter em Portugal e defendendo a divulgação de materiais didáticos nas escolas sobre esta temática.
Abril 28, 2019
O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, uma proposta de recomendação para a implementação de um plano de prevenção e combate à violência de género. A Recomendação foi aprovada por maioria, com 9 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Abril 27, 2019
Intervenção da deputada Cátia Oliveira na sessão evocativa dos 45 anos do 25 de Abril na Assembleia de Freguesia de Águas Santas 25.04.2019
Setembro 29, 2018
O Bloco de Esquerda considera a decisão da Câmara Municipal da Maia de duplicar o número de lugares de estacionamento público com parquímetro na Cidade da Maia é uma "decisão precipitada". A moção apresentada pelo BE na Assembleia de Freguesia contra o estacionamento abusivo foi aprovada por maioria.
Setembro 26, 2018
O Bloco de Esquerda apresentou, nas Assembleias de Freguesia de Águas Santas, Pedrouços e Cidade da Maia uma proposta para que a transferência de competências do Estado para a autarquia, prevista na Lei nº 50/2018, não tenha lugar já em 2019.
Junho 14, 2018
O Bloco de Esquerda votou contra os documentos de Prestação de Contas do ano de 2017 na sessão de 23 de abril da Assembleia de Freguesia de Moreira.  O deputado bloquista justificou a sua posição com a inexistência de qualquer tipo de receita de capital.
Maio 2, 2018
A Assembleia de Freguesia chumbou o Relatório de Gestão de Contas de 2017, apresentados pelo executivo da Junta de Freguesia, na sessão ordinária de 30.04.2018. O Bloco foi coerente e votou contra as Contas de um Orçamento que não refletia as suas opções.
Maio 2, 2018
Os deputados do PSD votaram, na Assembleia de Freguesia Cidade da Maia, contra a moção do Bloco de Esquerda que saudava o Dia Internacional do Trabalhador, bem como uma moção da CDU que apelava à participação nas manifestações.