Sobre: Freguesias

Outubro 19, 2021
As Freguesias Castêlo da Maia e Cidade da Maia estão sem executivo, após a respetiva instalação e primeira sessão da Assembleia de Freguesia. Os executivos propostos por Manuel Azenha e Olga Freire foram rejeitados pela maioria dos membros da Assembleia de Freguesia.
Setembro 16, 2021
No debate do JN com todos os candidatos à Câmara Municipal da Maia, Silvestre Pereira destacou o problema da habitação como prioridade no concelho, a par do ambiente e dos transportes públicos.
Setembro 2, 2021
O Bloco de Esquerda apresentará, nas eleições autárquicas deste ano, candidaturas às Freguesias de Águas Santas, Pedrouços, Castêlo da Maia, Moreira, Cidade da Maia, Nogueira e Silva Escura, Milheirós e São Pedro Fins. Conhece aqui os primeiros candidatos do Bloco às Freguesias da Maia!
Fevereiro 18, 2021
A verba atribuida pelo executivo PSD/CDS-PP para o projeto vencedor é de 3.000 €, o que representa apenas 0,46% do total do Orçamento da Freguesia para 2019.
Dezembro 30, 2020
O representante do BE na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia propôs uma Moção pela disponibilização de testes gratuitos a professores, assistentes operacionais e alunos. O documento foi aprovado por maioria, com 3 abstenções.
Outubro 26, 2020
O representante do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia dirigiu à Presidente da Junta de Freguesia, uma carta aberta apelando ao encerramento dos cemitérios da Freguesia entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Março 20, 2020
Na sequência da entrada em vigor do Estado de Emergência, a maioria das Juntas de Freguesia da Maia já anunciou o encerramento ao público dos respetivos cemitérios.
Dezembro 21, 2019
Declaração política do Bloco de Esquerda sobre os resultados do processo de extinção e agregação de Freguesias lida na sessão da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia de 19.12.2019.
Dezembro 20, 2019
O Bloco de Esquerda votou contra o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020 da Junta de Freguesia Cidade da Maia. Os documentos previsionais do executivo foram aprovados com 9 votos a favor, 6 abstenções e 4 votos contra
Setembro 1, 2019
Durante décadas, os moradores do Bairro do Sobreiro contaram, a cada eleição, com uma mesa de voto onde só estavam inscritos eleitores que ali moravam. Na última sessão da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, o representante do BE criticou o facto de a lei eleitoral não estar a ser devidamente aplicada a estes eleitores, tratando-os de forma diferenciada. No final de agosto, a Câmara Municipal anunciou que os moradores do bairro passariam a estar inscritos noutro Posto de Recenseamento Eleitoral.
Julho 20, 2019
O Bloco de Esquerda recebeu, na sede concelhia da Maia, os representantes do "Movimento por Gemunde" e do "Pró Vermoim", dois grupos de cidadãos que pretendem a recuperação da sua antiga Freguesia. O BE defende o direito das populações serem consultadas sobre o futuro da Freguesia através da realização de referendos locais.
Julho 4, 2019
O Bloco de Esquerda fez aprovar, na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia de 27.06.2019, uma recomendação alertando para os efeitos que as alterações climáticas estão a ter em Portugal e defendendo a divulgação de materiais didáticos nas escolas sobre esta temática.
Abril 28, 2019
O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, uma proposta de recomendação para a implementação de um plano de prevenção e combate à violência de género. A Recomendação foi aprovada por maioria, com 9 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Abril 27, 2019
Intervenção da deputada Cátia Oliveira na sessão evocativa dos 45 anos do 25 de Abril na Assembleia de Freguesia de Águas Santas 25.04.2019