Share |

BE apela ao encerramento dos cemitérios na Cidade da Maia

No passado dia 22 de outubro, o representante do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia dirigiu à Presidente da Junta de Freguesia, uma carta aberta apelando ao encerramento dos cemitérios da Freguesia entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

Em causa está a decisão tomada pelo Governo, a 22 de outubro, de estringir a circulação de pessoas entre concelhos durante o fim de semana de Finados, entre as 0h00 do dia 30 de outubro e as 23h59 do dia 3 de novembro.

O BE entende que o comunicado da Junta de Freguesia à população, no passado dia 12 de outubro, anunciando que se mantém a abertura dos cemitérios no dia 1 de novembro, não reflete a situação de aumento diário do número de infeções registadas, que chegou a ultrapassar os 3.000 novos casos.

Para o BE, estes números e o facto notório que as correntes de transmissão estão dentro da comunidade, leva a que "uma decisão em contraciclo com as posições da DGS e Governo nesta matéria" corra o risco de "vir a gerar um efeito de desvalorização dos perigos por parte da população, em particular os mais idosos".

A carta não obteve, até ao momento, qualquer resposta da Junta de Freguesia da Cidade da Maia.