Share |

PSD vota contra moções que saúdam 1º de Maio

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia de 30.04.2018, o Bloco de Esquerda apresentou uma moção saudando o 1º de Maio, dia Mundial do Trabalhador.

No texto, o BE recorda os ataques de que foram alvo os trabalhadores com as políticas de austeridade impostas pela troika e refere que "é tempo de repor condições de trabalho mais justas, combater o trabalho precário e reconquistar direitos sociais e laborais", de "consagrar as 35 horas como duração do trabalho semanal para todos" e de "dar um novo fôlogo à contratação coletiva".

A moção recorda também "os trabalhadores dos países onde não há liberdade sindical, e aqueles que não assinalam oficialmente esta data porque desde o início o poder político recusou patrocinar o movimento operário emergente."

Embora a moção tenha sido aprovada com 10 votos a favor (BE, CDU e PS/JPP) e 9 contra (PSD e CDS-PP), os deputados do PSD e CDS votaram contra a moção do BE e contra a moção da CDU, que apelava à participação dos trabalhadores nas manifestações.

Os deputados da direita justificaram o seu voto com o argumento de que "não faria sentido a Assembleia aprovar duas moções saudando o 1º de maio" e que a esquerda estaria, alegadamente, a tentar "apropriar-se da data".

Numa anterior sessão da Assembleia Municipal, a moção do BE que saudava o 1º de maio foi aprovada por todos os grupos parlamentares, incluindo o do PSD e CDS.