Bloco contra o aumento de parquímetros no centro da cidade

O Bloco de Esquerda considera a decisão da Câmara Municipal da Maia de duplicar o número de lugares de estacionamento público com parquímetro na Freguesia Cidade da Maia é uma "decisão precipitada", que não teve em devida conta os efeitos económicos e sociais da medida para a população.

Para o BE, o problema da falta de estacionamento pode ser resolvido com "medidas adequadas de gestão do espaço público, construção de parques de estacionamento e promoção de alternativas de transporte coletivo amigas do ambiente", mas a instalação de novos parquímetros em ruas situadas em zona de habitações antigas e sem garagem própria não é uma solução.

O deputado do BE na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia critica o facto de a zona da cidade abrangida pela proposta anunciada pela Câmara Municipal ser uma zona residencial, onde habita um grande número de pessoas "fragilizadas pela situação social que enfrentam", acentuando-se desta forma a desigualdade entre cidadãos.

O deputado Jorge Santos refere ainda que "a instalação de mais parquímetros pode ser um bom negócio para empresas camarárias ou privadas, mas não representa uma solução eficaz para o estacionamento abusivo, como se pode comprovar pelos exemplos de outras autarquias onde nos últimos anos se multiplicou a instalação de parquímetros e se manteve a mesma ausência de disponibilidade de lugares".

A moção apresentada pelo BE na Assembleia de Freguesia contra o estacionamento abusivo foi aprovada por maioria, com 10 votos a favor, 4 contra e 5 abstenções.