Share |

Sobre: poluição

Dezembro 17, 2020
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda lembrou o executivo de que não tem respondido às perguntas sobre a Siderurgia Nacional que por diversas vezes colocou. O BE quer saber que investimentos estão previstos e que trabalhos estão a ser realizados e se os mesmos preveem a instalação de uma estação de controlo da qualidade do ar e ruído.
Setembro 29, 2020
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma moção sobre o Rio Leça, propondo que o Município da Maia, em conjunto com outras entidades, elabore um Plano Específico de Gestão da Água do Rio Leça (PEGA) com a finalidade de assegurar a monitorização e controlo da qualidade da água do rio. A moção do Bloco de Esquerda foi aprovada por unanimidade.
Fevereiro 19, 2020
Os deputados do Bloco consideram que está por esclarecer o que já foi feito para implementar a Recomendação aprovada, em 2018, na Assembleia Municipal, e denunciaram ainda o abate de árvores em curso na zona envolvente da unidade fabril.
Janeiro 20, 2019
Os deputados do Bloco de Esquerda à Assembleia da República Maria Manuel Rola e Jorge Costa, interpelaram o Ministério do Ambiente com perguntas relativas à atividade da Siderurgia Nacional no concelho da Maia.
Junho 29, 2018
O Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção recomendando a instalação de uma estação de medição, monitorização e controle do ar e ruído, certificada para todos os poluentes e ruídos provenientes da Siderurgia Nacional. A moção, aprovada por unanimidade, recomenda ainda à ARS Norte rastreios à população que tenha em conta a exposição durante dezenas de anos aos poluentes específicos da Siderurgia, bem como a exposição ao ruído elevado.
Junho 27, 2018
O Bloco de Esquerda recolheu amostras de partículas metálicas provenientes da Siderurgia Nacional em vários locais públicos das Freguesias de Folgosa e S. Pedro Fins, na Maia, através de um íman.
Abril 29, 2017
A convite da direção da Siderurgia Nacional, os deputados da Assembleia Municipal da Maia, entre eles a deputada do BE Luísa Oliveira, visitaram o complexo fabril da Siderurgia da Maia no dia 11 de Março. Apesar de mantermos as nossas dúvidas e preocupações, o BE regista alguns aspetos positivos.
Dezembro 11, 2016
Por iniciativa do Bloco de Esquerda/ Maia, realizou-se no passado dia 2/12/2016, uma sessão pública intitulada “Siderurgia da Maia – 40 Anos de Poluição Ambiental”. A conduzir a sessão estiverem na mesa um representante da Comissão Coordenadora Concelhia do BE/Maia, um morador de S. Pedro Fins e ainda o deputado Pedro Soares, Presidente da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.
Novembro 9, 2016
A Câmara Municipal da Maia estabeleceu um protocolo com a Siderurgia Nacional que permitirá à empresa expandir as suas instalações. O novo protocolo tem a firme oposição do Bloco de Esquerda, uma vez que não oferece nenhumas garantias de controlo sobre o impacto da poluição da indústria no Concelho, nem apresenta qualquer vantagem para o Município e para os munícipes, quer do ponto de vista económico, quer no aspeto social.
Junho 1, 2016
O Bloco de Esquerda realizou uma ação de protesto contra o crime ambiental da Siderurgia Nacional na Maia. A ação contou com a presença da deputada Catarina Martins e de diversos ativistas pela causa.
Abril 30, 2016
Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Águas Santas, de 28.04.2016, o deputado do Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação no sentido de a CM da Maia se encarregar, de uma vez por todas, de monitorizar a Ribeira da Granja de maneira a que se acabem os focos poluidores do Rio Tinto na Freguesia
Fevereiro 27, 2016
Na 1ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, de 26 de Fevereiro de 2016, o Bloco de Esquerda manifestou a sua preocupação com as ameaças a que o aeroporto do Porto está sujeito e colocou na agenda o problema do impacto ambiental da Siderurgia Nacional para os maiatos.