Share |

Porque não um Parque da Cidade na Maia?

O Município da Maia tem cerca de 83 km2 para uma população de 135.000 habitantes espalhados por 10 Freguesias. O nosso concelho é considerado de grande dimensão no contexto nacional.

Apesar disso, a Maia tem muita falta de espaços verdes e ao contrário de cidades vizinhas como Matosinhos e Porto não possui um “parque da cidade”, isto é, um pulmão verde de referência para quem vive no concelho.

O maior parque público do concelho, o Parque de Avioso – S. Pedro, é um equipamento que está longe dos centros urbanos, com um acesso relativamente difícil e já no limite com o vizinho concelho da Trofa. Além disso, apenas dispõe de 30 hectares em área e está mal aproveitado por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, que o poderiam usar mais para eventos culturais abertos à população.

Os restantes espaços verdes na Maia têm áreas que variam entre os 22 e menos de 1 hectare.

Na Cidade da Maia, a maior Freguesia do concelho, o maior parque público tem apenas 2 hectares!

Em comparação, o Parque da Cidade do Porto/Matosinhos possui uma área de 83 hectares (mais do que todos esses espaços juntos)!

Está mais do que na altura da Maia passar a ter um espaço verde digno de um Parque da Cidade!

O Bloco de Esquerda propõe a criação de um parque público no terreno livre situado na margem esquerda da EN14, junto ao Jardim das Pirâmides e da estação e metro Parque Maia, integrando esses dois espaços no novo equipamento a criar.

A Maia tem um dos piores índices de qualidade do ar do Norte do país, com emissões de CO2 e NOx bastante acima da média nacional. Para tal contribui muito o aeroporto, o transporte rodoviário e a indústria pesada.

Por isso, o Bloco defende que se estude a possibilidade de plantação de uma mancha florestal nas imediações no Aeroporto do Porto como sumidouro de carbono e meio de regulação da qualidade do ar.