Share |

Bloco questiona consequências da expansão da Siderurgia

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda questionou o executivo da Câmara Municipal acerca do alargamento das instalações da Siderurgia em terrenos que integram a Reserva Agrícola Nacional e da legimidade para o corte e correspondente vedação da Rua da Siderurgia e da Travessa da Siderurgia por parte da empresa do grupo Megasa.

Em junho de 2018, o BE propôs uma Recomendação, aprovada por unanimidade, pedindo a instalação de uma estação de medição, monitorização e controlo da qualidade do ar e ruído e a realização de rastreios de saúde específicos à população de São Pedro Fins e de Folgosa.

Não obstante ter pedido esse esclarecimento, o Bloco não foi devidamente informado pelo Presidente acerca daquilo que foi feito para implementar essa Recomendação.

Os deputados do Bloco consideram que a questão está por responder, e denunciaram ainda o abate de árvores em curso na zona envolvente da unidade fabril, diminuindo a mancha florestal que permitia a filtragem das àguas no solo.

Os deputados recordam que algumas destas questões não são de agora e que, através da Assembleia Municipal, dirigiam várias perguntas à CCDR-N, a qual respondeu que "competia à Câmara prestar os devidos esclarecimentos."

Em face do silêncio da Câmara Municipal, o Bloco pediu que as respostas às questões colocadas fossem dadas por escrito pelo executivo.