Share |

Aprovada instalação de estação de controle do Ar e Ruído próxima da Siderurgia

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou, na 3ª sessão sessão ordinária da Assembleia Municipal da Maia de 25 de junho, uma moção propondo a instalação, em S.Pedro Fins/Folgosa, de uma Estação de medição, monitorização e controle do ar e ruído, certificada para todos os poluentes e ruídos provenientes da Siderurgia Nacional.

Este ponto constava já do programa eleitoral do BE para as Assembleias de Freguesia de Folgosa e S. Pedro Fins, onde o Bloco alertava para a evidência de patologias do foro respiratório acima da média nacional, bem como para os custos adicionais da população local com a limpeza e conservação das habitações, automóveis e espaços verdes devido à constante acumulação de partículas de cor amarela espalhadas pelo vento ao longo de vários quilómetros.

 A escolha do local da instalação, bem como a certificação, monitorização e controle desta unidade, que se junta às já existentes nas Freguesias de Vila Nova da Telha e da Cidade da Maia (Vermoím), deverão ser efetuados por uma entidade independente, e os resultados das medições deverão estar disponíveis para consulta pública e serem apresentados com regularidade aos deputados da Assembleia Municipal.

Na moção do BE consta ainda um ponto de recomendação à Autoridade de Saúde Nacional, através da Administração Regional de Saúde do Norte, que mande efetuar rastreios à população de S. Pedro Fins e Folgosa, que tenham em conta a exposição durante dezenas de anos aos poluentes específicos na produção da Siderurgia, libertados no ar, águas e solo, bem como a exposição ao ruído elevado.

Na apresentação da proposta, aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal, o Bloco de Esquerda relembrou as 97 mil toneladas de resíduos oficialmente autorizadas, provenientes da Siderurgia, que afinal se transformaram em 320 mil toneladas a remover das escombreiras das minas de S. Pedro da Cova, questionando como foi possível transportar mais 238 mil toneladas de resíduos perigosos do que o permitido por zonas altamente policiadas e fiscalizadas. O caso está ainda sob investigação, tendo já sido constituídos vários arguídos nesse processo, em que o Ministério do Ambiente e a Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova (Gondomar) se constituíram assistentes.

Recentemente, ativistas do BE recolheram amostras de partículas metálicas provenientes da Siderurgia em vários locais públicos das Freguesias de Folgosa e S. Pedro Fins, na Maia, através de um íman preso a uma corda e entregaram as amostras ao Presidente da Câmara Municipal, aos Presidentes das Juntas de Freguesia de Folgosa e S. Pedro Fins, e aos líderes parlamentares dos restantes partidos, tendo inclusivé realizado um vídeo onde se pode ver a captura dessas partículas em vários locais públicos do concelho.