BE recomenda monitorização da Ribeira da Granja

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Águas Santas, de 28.04.2016, o deputado do Bloco de Esquerda João Valadares lembrou que está a decorrer um Programa de Monitorização para Avaliação da Qualidade da Água e dos Sedimentos do Rio Tinto, que tem como parceiros, entre outras entidades, os Municípios da Maia, Valongo, Gondomar e Porto.

Graças à coolabração das várias entidades envolvidas, entre as quais a Agência Portuguesa do Ambiente, a Universidade Fernando Pessoa, a Águas de Gondomar SA e a Águas do Porto, o Rio Tinto está hoje menos poluído. Porém, parte do problema de poluição do Rio Tinto mantém-se, e é oriundo da Ribeira da Granja (afluente que nasce na Freguesia de Águas Santas), em especial de um condomínio próximo da sua foz que não se encontra ligado à rede de saneamento. Apesar de o BE já ter alertado para essa situação na última sessão ordinária, esse problema ainda não foi resolvido pelos Serviços Municipais de Água e Saneamento (SMAS) da Maia.

O Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação (ver anexo) no sentido de a Junta de Freguesia de Águas Santas interceder junto da Câmara Municipal, para que esta de uma vez por todas esta se encarregue de monitorizar a Ribeira da Granja e que proceda de maneira a que na Freguesia se acabem os focos poluidores do Rio Tinto.

AnexoTamanho
mocao_poluicao_rio_tinto.pdf313.92 KB