Concelho da Maia

não disponível

Assembleia Municipal

General Humberto Delgado
Junho 28, 2023 01:53 PM

Bloco de Esquerda recordou a candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República em 1958, que há 65 anos desafiou a ditadura fascista e mobilizou milhares de portugueses.

A moção foi aprovada por maioria, com uma abstenção da IL e 2 dos deputados do CDS.

sala de consumo assistido no Porto
Junho 28, 2023 01:27 PM

Moção pela implementação do programa para consumo vigiado na área do Município da Maia foi aprovada por maioria, com 11 abstenções do PS e 2 dos deputados do CDS.

Maio 21, 2023 02:59 PM

Balanço a meio do mandato autárquico na Maia pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda.

Texto publicado pelo jornal "Maia Hoje" em 19 de maio de 2023.

Abril 26, 2023 10:45 AM

Intervenção do Grupo Municipal do BE na sessão comemorativa do 49º aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974.

(25.04.2023)

manifestação dos professores da Maia
Fevereiro 27, 2023 10:29 AM

Na sessão ordinária de 24.02.2023, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma Moção em defesa da escola pública e do respeito pelos direitos dos professores.

Para o BE,  é urgente vincular os docentes precários, recuperar o tempo de serviço, eliminar ultrapassagens, garantir horários adequados, criar um sistema de avaliação e progressão sem injustiças, instituir um mecanismo de aposentação que resposta às especificidades da profissão e que garanta o rejuvenescimento do corpo docente.

A moção foi rejeitada por maioria, com os votos contra dos grupos municipais do PS, do PSD/CDS, da IL e a abstenção de uma deputada independente.

agente imobiliário desenhando linha ascendente na paisagem urbana
Dezembro 26, 2022 05:12 PM

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda votou contra a isenção da Taxa Municipal de Manutenção de Infraestruturas Urbanísticas, paga pelos promotores imobiliários.

A isenção "temporária" das taxas de infraestruturas urbanísticas tem vindo a ser proposta e aprovada pelo executivo maiato em anos sucessivos, tendo também recebido o voto contra o BE em 2021.

Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura
Dezembro 17, 2022 04:50 PM

Não obstante a proposta cumprir todos os requisitos da Lei, a Câmara Municipal da Maia emitiu pronúncia desfavorável à desagregação.

Para o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, a atitude da Câmara é "uma postura partidária do executivo PSD/CDS-PP. Para os deputados do BE, esta "não é uma posição tomada pensando no que é melhor para a população local".

A proposta de desagregação das Freguesias de Nogueira e Silva Escura foi rejeitada por maioria, com 23 votos contra (PSD/CDS-PP, PAN e IL), 7 abstenções (3 deputados do PSD, 3 do PS e 1 deputada independente) e 13 votos a favor (BE, CDU e 10 deputados do PS).

Opinião

Aconteceu no final do mês de outubro de 1979. Pela primeira vez – e, até hoje, a única no nosso país – as trabalhadores domésticas juntavam-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa para realizar o seu primeiro congresso nacional, sob o lema “Dizemos não à servidão”. Nos meses anteriores, o Sindicato do Serviço Doméstico multiplicara reuniões preparatórias e, em junho desse ano, lançara um Inquérito à Opinião Pública, que pretendia formar as delegadas sindicais no contacto com a população, pô-las a socializar, a comunicar na rua, a fazer entrevistas e a distribuir material, a chamar a atenção da sociedade para o Congresso.