Share |

Trabalhadores das empresas municipais denunciam não estar a ser testados à COVID-19

De acordo com a notícia avançada pelo jornal Correio da Maia, a Câmara Municipal da Maia confirmou o registo de um resultado positivo a um teste à Covid-19 entre os seus trabalhadores.

O registo deste caso positivo põe fim um suposto período de 20 dias consecutivos sem contágio entre os trabalhadores do Município, que havia sido anunciado pelo executivo camarário dois dias após ser conhecido este contágio.

Ainda de acordo com este jornal, o executivo terá admitido que os funcionários das empresas municipais "de primeira linha" não foram contemplados pelos testes que têm vindo a ser feitos pela autarquia.

Segundo o Correio da Maia, a "discriminação de tratamento" entre funcionários da Câmara e funcionários de empresas municipais como a Maia Ambiente (recolha do lixo) e a EMEM (estacionamento), cuja atividade no terreno envolve maior exposição ao risco de contágio, tem vindo a "criar um ambiente de acentuado desconforto e até alguma revolta".

A EMEM está sediada num dos pisos do edifício da torre do Lidador, o que se traduz numa inevitável partilha de espaços entre os trabalhadores da Câmara e os daquela empresa.

Também os funcionários dos SMEAS (serviços municipalizados de eletricidade, água e saneamento) poderão estar sujeitos a esse contacto, segundo o jornal.

Na última reunião da Câmara, o Presidente António Silva Tiago prometeu "analisar a situação atual relativa aos testes do Covid-19, não excluindo a possibilidade de, numa segunda fase, os funcionários das empresas municipais também virem a ser testados".