Share |

BE recordou os 65 anos da candidatura presidencial de Humberto Delgado

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal da Maia, a moção "há 65 anos Humberto Delgado fez tremer a ditadura salazarista".

Os deputados do BE fizeram alusão às eleições presidenciais de 8 de julho de 1958, nas quais participou Humberto Delgado, candidato da oposição democrática.

"Em resposta à pergunta de um jornalista sobre o que faria se ganhasse as eleições", o general respondeu com a célebre frase "obviamente demito-o", afrontando diretamente o ditador Salazar.

Durante a campanha lançada no dia 10 de maio desse ano, o "general sem medo" percorreu vários locais do país, "com manifestações de adesão popular nunca antes vistas", recordou o Bloco.

As eleições traduziram-se numa "gigantesca fraude eleitoral, na formação dos cadernos eleitorais, na impressão e distribuição dos votos, na realização do ato eleitoral. Para intimidar a população, nas vésperas da eleição foram feitas inúmeras prisões."

Assim, "grande parte da população foi impedida de exprimir nas urnas a sua vontade".

Mais tarde, em 13 de fevereiro de 1965, o general exilado foi "brutalmente assasinado pela polícia política (PIDE), a mando de Salazar".

"Num tempo em que a extrema-direita quer restaurar as ideias do fascismo, é urgente lembrar" este episódio, considerando a "importância de não ser apagada a memória dos mais significativos acontecimentos políticos" antes do 25 de abril de 1974.

A moção foi aprovada por maioria, apenas com a abstenção da deputada da IL e dos dois deputados do CDS.

Deste modo, a Assembleia Municipal da Maia deliberou lembrar a extraordinária adesão do povo português à candidatura presidencial de Humberto Delgado em junho de 1958 e incitar a que mantenha os seus ideais de democracia e liberdade.