Sobre: Iniciativas

Outubro 9, 2019
O Grupo Municipal do PSD/CDS decidiu, de forma injustificável, boicotar as propostas do BE e do PS/JPP na Assembleia como forma de retaliação pelas posições destes partidos da oposição sobre a Tecmaia. 30.09.2019
Abril 16, 2019
No dia 15 de abril, a concelhia da Maia do Bloco de Esquerda visitou, na Freguesia de Nogueira e Silva Escura, a sede e as instalações do Acro Clube da Maia (ACM), o maior clube de ginástica do Norte do país. O ACM ambiciona a construção de um novo pavilhão municipal, com condições adequadas às características da modalidade, cuja gestão seja atribuída ao Clube.
Março 2, 2019
A Concelhia da Maia do Bloco de Esquerda visitou o Centro Raríssimo da Maia e reuniu com a Direção da Delegação Norte da Associação Raríssimas. Na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda levantou o problema da ausência de instalações adequadas e com caráter permanente, lançando um apelo à Câmara Municipal e às Juntas de Freguesia, no sentido de procurar uma solução para as carências sentidas pela Associação.
Dezembro 2, 2018
No dia 1 de dezembro, teve lugar uma sessão pública sobre o Orçamento de Estado com o deputado bloquista Luís Monteiro, na sede concelhia do BE/Maia. O aumento das pensões, a redução do custo da energia, o aumento do abono de família, a redução do IVA dos espetáculos e o fim do corte de sustentabilidade nas reformas antecipadas são algumas das medidas que entrarão em vigor em 2019.
Novembro 17, 2018
No dia 1 de dezembro, pelas 16h, vai realizar-se uma sessão pública sobre as medidas que o Bloco de Esquerda defende para o próximo Orçamento de Estado. Todos e todas estão convidados a assistir e participar no debate.
Junho 29, 2018
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação à Câmara Municipal no sentido de estudar a implementação de um Orçamento Participativo. Com a rejeição desta proposta, perde-se uma oportunidade de fomentar a participação cívica dos cidadãos e a aproximação entre os eleitores e os centros de decisão.
Junho 29, 2018
O Bloco defende o direito de todos e todas à utilização, à continuidade e à qualidade dos serviços de àgua e resíduos, assegurando-se a inexistência de barreiras económicas ao seu acesso por parte dos consumidores. Por isso propusemos a efetivação da recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos para a implementação de uma tarifa social. A maioria PSD/CDS-PP optou por votar contra, inviabilizando a proposta, num gesto que evidencia uma certa insensibilidade social da parte da coligação que sustenta o executivo.
Abril 25, 2018
Intervenção do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na sessão comemorativa dos 44 anos do 25 de abril de 1974 da Assembleia Municipal da Maia. 25.04.2018
Março 15, 2017
O Bloco de Esquerda/Maia vai apresentar os seus candidatos à Câmara Municipal da Maia e à Assembleia Municipal no dia 17 de março, sexta-feira, às 21h30, no salão nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Maia (Avenida Dom Manuel II, 1573, Vermoim). A sessão de apresentação contará com a presença da coordenadora nacional do BE Catarina Martins. A entrada é livre
Dezembro 28, 2016
O Bloco de Esquerda realizou, no dia 7 de janeiro, na antiga Junta de Freguesia da Maia, uma sessão pública subordinada ao tema Orçamento de Estado 2017. O debate contou com a participação do deputado Luís Monteiro, eleito pelo círculo do Porto.
Janeiro 6, 2015
Privar as crianças, especialmente as mais pequenas e carenciadas, de se divertirem ao ar livre e em àreas próximas das suas habitações, num espaço de crescimento saudável e em segurança, é estar longe do que deve ser um serviço público de proximidade que os cidadãos têm a legitimidade de exigir. O Bloco de Esquerda defende a reposição do Parque de S. Miguel, mandado retirar pela presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia sem qualquer justificação plausível.
Setembro 27, 2014
Realizaram-se hoje as eleições para a nova Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda Maia. A lista vencedora (lista A) compromete-se a unir esforços para "reforçar o BE como alternativa no Concelho".
Julho 3, 2014
O BE apresentou uma moção na AM rejeitando a proposta dos deputados do PSD de criação do Fundo de Apoio Municipal (FAM), que serviria de apoio aos municípios endividados, e onde cada autarquia, independentemente dos seus próprios problemas financeiros, teria forçosamente que contribuir, sem qualquer critério de proporcionalidade ou de justiça a orientar essa participação.
Março 31, 2014
Este Domingo, Marisa Matias, eurodeputada e cabeça-de-lista do BE às eleições europeias, e Catarina Martins, deputada e coordenadora do Bloco de Esquerda, visitaram o Bairro do Sobreiro, na cidade da Maia, contactando com as populações e a Associação de Moradores. No mesmo dia, pelas 19h, Catarina Martins e membros das concelhias do BE da Maia e da Trofa estiveram no Castêlo da Maia, numa acção em defesa do prometido prolongamento da linha de metro Porto-Trofa, há anos metido na gaveta, bem como da construção de uma alternativa rodoviária à superlotada EN14.