Share |

Sobre: Assembleia Municipal

Junho 28, 2023
Moção pela implementação do programa para consumo vigiado na área do Município da Maia foi aprovada por maioria, com 11 abstenções do PS e 2 dos deputados do CDS.
Maio 21, 2023
Balanço a meio do mandato autárquico na Maia pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda. Texto publicado pelo jornal "Maia Hoje" em 19 de maio de 2023.
Abril 26, 2023
Intervenção do Grupo Municipal do BE na sessão comemorativa do 49º aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974. (25.04.2023)
Fevereiro 27, 2023
Na sessão ordinária de 24.02.2023, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou uma Moção em defesa da escola pública e do respeito pelos direitos dos professores. Para o BE,  é urgente vincular os docentes precários, recuperar o tempo de serviço, eliminar ultrapassagens, garantir horários adequados, criar um sistema de avaliação e progressão sem injustiças, instituir um mecanismo de aposentação que resposta às especificidades da profissão e que garanta o rejuvenescimento do corpo docente. A moção foi rejeitada por maioria, com os votos contra dos grupos municipais do PS, do PSD/CDS, da IL e a abstenção de uma deputada independente.
Dezembro 26, 2022
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda votou contra a isenção da Taxa Municipal de Manutenção de Infraestruturas Urbanísticas, paga pelos promotores imobiliários. A isenção "temporária" das taxas de infraestruturas urbanísticas tem vindo a ser proposta e aprovada pelo executivo maiato em anos sucessivos, tendo também recebido o voto contra o BE em 2021.
Dezembro 17, 2022
Não obstante a proposta cumprir todos os requisitos da Lei, a Câmara Municipal da Maia emitiu pronúncia desfavorável à desagregação. Para o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, a atitude da Câmara é "uma postura partidária do executivo PSD/CDS-PP. Para os deputados do BE, esta "não é uma posição tomada pensando no que é melhor para a população local". A proposta de desagregação das Freguesias de Nogueira e Silva Escura foi rejeitada por maioria, com 23 votos contra (PSD/CDS-PP, PAN e IL), 7 abstenções (3 deputados do PSD, 3 do PS e 1 deputada independente) e 13 votos a favor (BE, CDU e 10 deputados do PS).
Outubro 4, 2022
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda recomendou ao executivo a adoção de medidas destinadas a reduzir o impacto da inflação no aumento do custo de vida das famílias e empresas do concelho.
Outubro 2, 2022
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propôs uma Recomendação pela adesão do Município à Tarifa Social Automática da Água, Saneamento e Resíduos Urbanos, a qual foi aprovada por maioria, com a abstenção da IL. Na Maia, a automatização da Tarifa Social da Água poderá vir a beneficiar 8.865 agregados familiares.
Dezembro 28, 2021
Texto da intervenção do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda sobre o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2022 na 8ª sessão extraordinária da Assembleia Municipal, de 22 de dezembro de 2021.
Dezembro 27, 2021
Tendo sido outras as escolhas e prioridades do executivo de direita, o Bloco de Esquerda votou contra o IMI proposto para 2022. O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda defendeu que o executivo definisse áreas territoriais em situação de despovoamento onde a taxa de IMI cobrada variasse até 30% e descesse até 20% no caso de prédios urbanos arrendados. O Bloco defendeu também uma descida do IMI familiar que beneficiasse mais famílias do que a proposta pelo executivo.
Dezembro 27, 2021
O Grupo Municipal do Bloco propôs a isenção da Derrama para empresas constituídas no concelho em 2020 ou 2021, que contribuam para a descarbonização da economia e criem e mantenham 5 ou mais postos de trabalho permanentes. Proposta do executivo ficou-se pela taxa máxima de 1,5% e pela descida da taxa reduzida.
Novembro 23, 2021
A inadequação do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Jovens dotados de "Talento Artistico ou Científico" e "Mérito Académico" foi unânime entre os partidos da oposição. Bloco critica obscuridade das normas e ausência de independência do júri.
Setembro 3, 2021
O Grupo Municipal do Bloco deixou algumas críticas ao funcionamento da Assembleia Municipal da Maia e ao incumprimento do Estatuto do Direito de Oposição durante o mandato.
Setembro 2, 2021
Para o Bloco de Esquerda, o Tanatório é um equipamento necessário, contudo, questionamos a necessidade do Município concessionar o Tanatório a privados, depois de ter investido meios da autarquia na sua concepção e construção, abdicando da sua exploração final.