Bloco quer plano de combate à violência doméstica e de género

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal, uma recomendação ao executivo camarário para implementar um plano eficaz de combate à violência domestica e de género no Município (ver anexo).

A violência doméstica é um dos crimes com maior número de participações em todo o país. Os dados mais recentes do Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima (GAIV) da PSP do Porto, que abrange o concelho da Maia, indicam um agravamento do problema, já que nos primeiros nove meses do ano de 2015 o número de crimes participados, cerca de 1.800, ultrapassou todo o ano de 2014.

Não nos podemos resignar com esta situação. A violência de género tem de ser encarada como um problema político, um problema de cidadania, um problema de direitos humanos de que os municípios não se podem alhear.

Assim, o Bloco recomenda ao executivo que:

Dê uma maior atenção a esta matéria e implemente, em conjugação com as organizações que trabalham nesta área, um plano de combate eficaz à violência doméstica e de género.

A recomendação apresentada pela deputada Luísa Oliveira foi aprovada por unanimidade.

AnexoTamanho
violencia_de_genero.pdf119.8 KB