Share |

O Custo da habitação na Maia

O gráfico na imagem* mostra a evolução do preço do m2 no concelho da Maia ao longo dos últimos 6 anos.

Se em julho de 2016, o preço do m2 na Maia era cerca de € 800,00, em junho de 2021 era já de € 1.420,00!

A Maia é um dos concelhos da área metropolitana do Porto, onde a especulação galopante tem tornado o acesso à habitação quase um luxo, quer no que diz respeito ao arrendamento quer na compra a crédito, os valores pedidos no mercado são impossíveis para a grande maioria das famílias.

A situação agrava-se ainda mais com a atual crise pandémica, que tem empurrado muitas pessoas para a pobreza e para a situação de sem abrigo ou de habitabilidade em condições precárias.

Existem cerca de 120.000 habitações sociais em Portugal, o que corresponde a uns meros 2 a 3% do total do parque habitacional do país, contrastando com o que acontece no resto da Europa.

Pensar no problema da habitação, implica defender o aumento do investimento no parque habitacional público, na construção de mais habitação social e na reabilitação de imóveis a custos controlados.

Só o investimento na oferta pública de habitação é eficaz no combate à especulação e permite descer as rendas praticadas no mercado.

Por isso, o Bloco de Esquerda defende a diversificação da Estratégia Local de Habitação, criando-se um Plano de Construção e Reabilitação de Habitações com Renda Acessível, assumindo como objetivo passar dos atuais 4% para 6% de habitação pública no concelho, de modo a garantir o direito a habitar na cidade aos munícipes e agregados familiares com rendimentos abaixo do salário médio.

Maia para todos é habitação acessível para todos e todas!

 

*fonte = idealista.pt