BE é a terceira força política na Maia e recupera um deputado

A coligação "Maia em Primeiro" (PSD/CDS-PP) venceu as eleições autárquicas na Maia com 39,95% dos votos. Apesar de manter a maioria absoluta, com mais um vereador do que a coligação "Um Novo Começo" (PS/JPP), que obteve 36,63%, a direita esteve até ao fim em risco de perder a Câmara, tendo obtido bastante menos votos do que há 4 anos.

O Bloco de Esquerda é agora a terceira força política na Maia, tendo obtido o melhor resultado de sempre na Câmara Municipal (5,83%) e na Assembleia Municipal (6,53%), onde a direita segura a maioria à custa da conquista das Juntas de Freguesia.

Contudo, não conseguimos cumprir o objetivo de eleger Silvestre Pereira como vereador e mantivemos os dois deputados eleitos na Assembleia Municipal.

A CDU perde o mandato que tinha na Câmara Municipal.

Nas Freguesias, o PSD/CDS conquista 7 executivos e o PS/JPP dois (Águas Santas e Milheirós). O movimento "Independentes por Vila Nova da Telha" mantém-se no executivo.

O Bloco recupera o deputado na Assembleia de freguesia de Moreira (7,54%), onde há 8 anos tinhamos obtido mandato.

Na freguesia Cidade da Maia, a direita continua sem maioria absoluta, tendo o BE eleito novamente um deputado de freguesia (7,57%).

Na freguesia de Pedrouços, o BE mantém também um deputado de freguesia (7,11%), e o mesmo acontece na freguesia de Águas Santas (8,03%).

Continuaremos a ser uma voz ativa na luta por uma política de esquerda no município, em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e da população mais desfavorecida do concelho, por uma Maia mais igual!