Share |

Deputado do BE visita instituições de ensino na Maia

O deputado bloquista Luís Monteiro, acompanhado de vários dirigentes concelhios do Bloco, visitou o ISMAI e a Escola Básica do Castêlo da Maia no passado dia 30 de abril.

Nestas instituições, o deputado teve a oportunidade de se inteirar das necessidades mais urgentes de trabalhadores e alunos. Na Escola Básica do Castêlo, o Bloco averiguou dois grandes problemas.

Um deles é questão das coberturas de fibrocimento de amianto dos telhados, que têm de ser substituídos com urgência, por constituírem um problema para a comunidade educativa e estudantil da instituição em causa. Apesar de todas as promessas, ainda não foram retiradas.

O segundo problema diz respeito ao saneamento, que entope com grande regularidade, obrigando a direção do agrupamento escolar a ter de suportar elevados custos com o seu desentupimento sem que possa resolver o que está na origem do problema, que carece de intervenção profunda.

A iniciativa integra-se num périplo de dois meses dedicado à defesa da escola pública e da qualidade do ensino que termina agora e incluiu diversas visitas a escolas básicas e outras instituições de ensino do distrito do Porto.

O Bloco de Esquerda acredita que na sequência de iniciativas como esta irão nascer projetos legislativos que respondam a problemas concretos, tais como falta de material, necessidade urgente de obras, adaptação dos edifícios a pessoas com mobilidade reduzida ou colocação de funcionários.

Recorde-se que já em setembro do ano passado, o deputado tinha reunido com a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Maia (FAPE Maia) para tomar conhecimento dos problemas que afetam as escolas do concelho.