Share |

BE defende reabilitação dos bairros sociais e alternativa à EN14

Este domingo (30.03.2014), ao fim da tarde, Marisa Matias, eurodeputada e cabeça-de-lista do BE às eleições europeias, e Catarina Martins, deputada e coordenadora do Bloco de Esquerda, visitaram o Bairro do Sobreiro, na cidade da Maia, contactando com as populações e a Associação de Moradores. Tendo os moradores aberto as portas à visita, pode confirmar-se a situação calamitosa em que se encontram as habitações e a necessidade urgente e imperiosa de que se tomem medidas para uma solução do problema.

O Bloco de Esquerda considera que a autarquia tem de ser chamada a assumir, de imediato, as suas responsabilidades, dadas as situações de perigo iminente, em alguns dos locais visitados. Esta é uma situação indigna, que mostra a outra realidade da Maia!

Para a requalificação destas habitações, a autarquia tem o dever de exigir a libertação de meios financeiros pelo governo, em resposta à situação de calamidade, bem como a afectação de fundos europeus, no quadro dos programas existentes.

No mesmo dia, pelas 19h, Catarina Martins e membros das concelhias do BE da Maia e da Trofa estiveram no Castêlo da Maia, numa acção em defesa do prometido prolongamento da linha de metro Porto-Trofa, há anos metido na gaveta, bem como da construção de uma alternativa rodoviária à superlotada EN14, duas obras prioritárias para ambos os Concelhos e que o BE defende que podem e devem ser realizadas com recurso aos fundos comunitários do QREN.

O BE fará tudo o que estiver ao seu alcance, ao nível autárquico e ao nível do Parlamento e do Parlamento Europeu, para que sejam disponibilizados os meios, que já existem, para a solução destes problemas!