Share |

Bloco em visita temática sobre Ambiente

A convite da Assembleia Municipal, os dois representantes do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda/Maia estiveram presentes na visita temática organizada em torno do tema "Ambiente", e que se realizou no dia 16 de abril.

A visita iniciou-se na sede da empresa municipal Maiambiente, onde os deputados e representantes dos mesmos assistiram a uma apresentação e conheceram os principais rostos por trás da empresa que faz a recolha dos resíduos sólidos urbanos no Município e que tem vindo a ganhar vários prémios de excelência e qualidade na gestão do lixo.

Os bloquistas visitaram também as instalações da estação de tratamento de àguas residuais (ETAR) de Parada, a única estação de compostagem de lamas do país. A ETAR é responsável pelo tratamento de 75% dos efluentes do Concelho da Maia e ainda os de duas Freguesias do Concelho da Trofa.

A última paragem da comitiva foi a sede da Lipor, a empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do grande Porto, e que se situa em Ermesinde, num local onde há apenas 17 anos se encontrava uma lixeira a céu aberto.

O Bloco de Esquerda valoriza os progressos que têm sido feitos nas últimas décadas no Concelho da Maia em matéria de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos urbanos, bem como na gestão pública da rede de àguas municipais e lembra que, acima de tudo, deve sempre ter-se em conta as capacidades financeiras dos residentes economicamente mais desfavorcidos e socialmente mais frágeis, que devem ter uma atenção especial por parte das autarquias e destas empresas municipais aquando do fornecimento deste tipo de serviços.