Share |

Bloco visita instalações do Clube de Ténis de Mesa São Cosme

No dia 20 de setembro, os candidatos do Bloco de Esquerda na Maia visitaram as instalações do Clube de Ténis de Mesa São Cosme, perto da escola EB 2/3 de Gueifães.

Francisco José Silva, candidato à Assembleia Municipal, Jorge Santos, candidato à Freguesia Cidade da Maia, e Carlos Fernandes, candidato à Freguesia Castêlo da Maia, conheceram os dirigentes desportivos do clube, as suas instalações e alguns dos jovens atletas.

O Clube é único no município da Maia, e tem tido bons resultados em todos os escalões. Este ano, a equipa sénior foi disputar o play-off do campeonato nacional na Madeira.

Esta coletividade nasceu em 1997, em Gemunde, na atual freguesia do Castêlo da Maia. Mas as antigas instalações, no polidesportivo Monte Faro, foram sistematicamente vandalizadas pela comunidade local, obrigando os dirigentes e treinadores a abandonarem o local.

Após algumas reuniões com o vereador do desporto da Câmara Municipal, concluiu-se que não havia condições para o clube voltar ao polidersportivo Monte Faro, dado o elevado grau de destruição e o perigo para a segurança dos atletas.

As atuais instalações, foram cedidas ao clube há 8 anos pela Câmara Municipal a pretexto de serem meramente temporárias, até que fosse disponibilizado um local definitivo. Consistem numa sala que é partilhada com o voleibol, obrigando o clube a montar e desmontar o seu equipamento todos os dias.

Apesar de as considerar adequadas à prática da sua modalidade, o Clube pretende a exclusividade das instalações, uma vez que isso permitiria não ter de montar a sala constantemente e puder colocar mais atletas a treinar em simultâneo.

Também gostariam de ter, pelo menos, espaço para guardar algum do seu material e uma secretária que lhes permitisse responder aos emails.

Infelizmente, as condições de que dispõem atualmente não lhes tem permitido “segurar” alguns dos seus melhores atletas, que estão a ir para outros clubes que oferecem condições mais vantajosas.

O Bloco de Esquerda reconheceu a importância desta coletividade para o concelho da Maia, pelo facto de ser o único clube de ténis de mesa com dimensão nacional no município, sendo este desporto uma modalidade em ascenção no nosso país, que foi há pouco tempo vencedor do campeonato europeu, na Alemanha.

Os nossos candidatos comprometeram-se a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para encontrar instalações que não necessitem de ser partilhadas para que o São Cosme tenha todas as condições para oferecer aos seus atletas, pais e treinadores, e possa continuar a promover a prática desportiva e a prestigiar o nosso concelho.