Share |

BE quer devolver o Rio Leça à comunidade

No passado dia 31 de julho, a coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, acompanhada do candidato à Câmara Municipal da Maia, Silvestre Pereira, e do cabeça-de-lista à Assembleia Municipal da Maia, Francisco José Silva, bem como da deputada Maria Manuel Rola e de outros representantes e candidatos do BE na Maia, realizou uma visita à ETAR de Parada e ao Rio Leça numa ação de sensibilização para uma gestão mais cuidada e eficiente do Leça.

A ação teve como alvo um problema que afeta os habitantes de vários concelhos onde passa o Rio Leça, e portanto juntou autarcas e ativistas dos concelhos da Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar e moradores das urbanizações circundantes da ETAR de Parada, na Freguesia de Àguas Santas, que há muito se queixam do problema do mau cheiro e do estado lastimável do rio.

A coordenadora do Bloco ouviu as queixas da Associação de Moradores da Praceta António Gonçalves Laje (conhecida como Praceta do Laje) e os seus apelos a uma mudança na forma como as questões do ambiente são encaradas a nível local e nacional.

O Bloco de Esquerda exige mais responsabilidade e ação por parte das câmaras municipais e uma maior coordenação dessas responsabilidades, ao nível central, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para que o rio seja limpo e se mantenha livre de novas descargas poluentes. Só assim é possível devolver o Leça à comunidade!