Bloco de Esquerda denuncia a desqualificação do aeroporto do Porto

Em sessão ordinária da Assembleia Municipal da Maia, de 22.06.2020, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propôs uma moção contra o processo em curso de desqualificação do aeroporto do Porto, a qual foi aprovada por este órgão.

Os deputados bloquistas consideram que as intenções da TAP de reduzir os voos internacionais com partida do Aeroporto do Porto para apenas 2 (Luxemburgo e Paris) revelam um desprezo pela região.

O BE recorda que o aeroporto do Porto foi um investimento de 500 milhões de euros, que a TAP e outras companhias de bandeira representavam, há dez anos atrás, cerca de 50% do movimento de passageiros e que, entre outros prémios, o aeroporto chegou até a ser considerado o melhor aeroporto europeu até 5 milhões de passageiros.

Para o partido, a privatização da TAP e da ANA, a gestora aeroportuária, foram escolhas políticas desastrosas de Governos do PSD e CDS que contribuiram para o patrocínio das companhias low cost, o que criou uma situação  que está a conduzir  o aeroporto do Porto “à irrelevância”.

Ao não fazerem ligações diretas às principais capitais europeias, as low cost acabam por converter este aeroporto internacional numa “infraestrutura periférica” ou um “apeadeiro a caminho de Lisboa”.

Os deputados lembraram que a a candidatura da cidade do Porto a sede da Agência Europeia do Medicamento, não obstante a boa classificação em cinco de seis exigentes critérios, foi rejeitada por falhar no critério da conetividade de voos entre capitais europeias.

Assim, a Assembleia Municipal da Maia deliberou exprimir a sua indignação pelo tratamento discriminatório que a ANA e a TAP têm dado ao Aeroporto do Porto e reclamar a intervenção do governo para a que seja restabelecido o papel dirigente do aeroporto do Porto em todo o noroeste peninsular .