Sobre: Trabalho

Março 26, 2020
Trabalhadores com contrato a termo incerto estão a receber cartas de denúncia que não respeitam o aviso prévio.
Fevereiro 3, 2020
O Bloco de Esquerda realizou um debate sobre o trabalho por turnos e suas consequências para a saúde e vida pessoal dos trabalhadores, no dia 31 de janeiro, na sede da Associação Leais e Videirinhos de Pedrouços.
Dezembro 21, 2018
O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal, uma moção de solidariedade e apoio aos trabalhadores da Fico Cables, que estão em luta por melhores salários, melhores condições de trabalho, contra a discriminação e a precariedade laboral. A moção foi aprovada por unanimidade.
Novembro 25, 2018
No dia 24 de novembro, o Bloco de Esquerda esteve presente na cerimónia de homenagem aos trabalhadores que completaram 25 anos ao serviço do Município da Maia. Este ano, graças aos esforços do BE no combate à precariedade, foi possível assegurar, no âmbito do PREVPAP, a reintegração de 22 trabalhadores nos quadros da Câmara Municipal.
Novembro 23, 2018
Uma delegação do Bloco de Esquerda esteve, com os trabalhadores, à porta das instalações da Fico Cables. As trabalhadoras e trabalhadores da empresa de cablagens da Maia manifestaram-se contra a precariedade, os baixos salários e a discriminação salarial.
Outubro 11, 2018
O Bloco de Esquerda acompanhou as trabalhadoras e trabalhadores grevistas da Cerealis (Milaneza), que estiveram esta quarta-feira de piquete à porta das instalações da fábrica, em Águas Santas. Os trabalhadores reclamam a valorização e igualdade salarial.
Setembro 26, 2018
Na sequência do requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, a Câmara Municipal da Maia respondeu que foram identificados 7 trabalhadores precários ao serviço dos SMAS e 22 ao serviço da Câmara Municipal. De acordo com a CMM, os procedimentos concursais estão terminados, com quase todos os trabalhadores regularizados.
Junho 27, 2018
Os trabalhadores dos CTT alegam que foram ameaçados pelos responsáveis com a deslocalização das instalações na Maia, o que implicará o seu encerramento definitivo e o correspondente despedimento dos seus trabalhadores. O Bloco de Esquerda questionou o Presidente da Câmara Municipal se este tem conhecimento do plano de encerramento do centro de logística e distribuição localizado na Maia.
Maio 2, 2018
Os deputados do PSD votaram, na Assembleia de Freguesia Cidade da Maia, contra a moção do Bloco de Esquerda que saudava o Dia Internacional do Trabalhador, bem como uma moção da CDU que apelava à participação nas manifestações.
Abril 28, 2017
O Bloco de Esquerda organizou, no passado dia 6 de Maio, uma sessão pública subordinada ao tema das relações laborais, no auditório da Quinta da Gruta, na Freguesia de Castêlo da Maia. Na mesa participaram como oradores José Soeiro, deputado da Assembleia da República, António Chora, histórico dirigente da Comissão de Trabalhadores da Volkswagen-Autoeuropa e José Moreno, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.
Fevereiro 4, 2015
Há cerca de 20 dias que os trabalhadores da Prégaia, em S. Pedro de Fins, fazem piquete a tempo inteiro à porta das instalações da unidade fabril. Os trabalhadores estão empenhados em defender o seu posto de trabalho e os seus salários. O Bloco de Esquerda e a porta-voz Catarina Martins estiveram junto destes trabalhadores para prestar a nossa solidariedade e apresentar as suas reivindicações junto das autoridades competentes e dos orgãos políticos, nomeadamente a Assembleia da República.
Julho 4, 2014
O Bloco de Esquerda apresentou uma moção pela reposição do horário de trabalho de 35 horas semanais para os funcionários da Freguesia. A moção vem contrariar o aumento para 40 horas que o Governo recentemente decretou para todos os funcionários públicos, sem negociação e sem que fosse previsto qualquer acréscimo remuneratório. O deputado Francisco Silva considera que o aumento da carga horário não se irá traduzir num aumento de produtividade nem em nenhuma mais-valia