Sobre: S. Pedro Fins

Fevereiro 19, 2020
Os deputados do Bloco consideram que está por esclarecer o que já foi feito para implementar a Recomendação aprovada, em 2018, na Assembleia Municipal, e denunciaram ainda o abate de árvores em curso na zona envolvente da unidade fabril.
Junho 29, 2018
O Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção recomendando a instalação de uma estação de medição, monitorização e controle do ar e ruído, certificada para todos os poluentes e ruídos provenientes da Siderurgia Nacional. A moção, aprovada por unanimidade, recomenda ainda à ARS Norte rastreios à população que tenha em conta a exposição durante dezenas de anos aos poluentes específicos da Siderurgia, bem como a exposição ao ruído elevado.
Junho 27, 2018
O Bloco de Esquerda recolheu amostras de partículas metálicas provenientes da Siderurgia Nacional em vários locais públicos das Freguesias de Folgosa e S. Pedro Fins, na Maia, através de um íman.
Abril 29, 2017
A convite da direção da Siderurgia Nacional, os deputados da Assembleia Municipal da Maia, entre eles a deputada do BE Luísa Oliveira, visitaram o complexo fabril da Siderurgia da Maia no dia 11 de Março. Apesar de mantermos as nossas dúvidas e preocupações, o BE regista alguns aspetos positivos.
Dezembro 11, 2016
Por iniciativa do Bloco de Esquerda/ Maia, realizou-se no passado dia 2/12/2016, uma sessão pública intitulada “Siderurgia da Maia – 40 Anos de Poluição Ambiental”. A conduzir a sessão estiverem na mesa um representante da Comissão Coordenadora Concelhia do BE/Maia, um morador de S. Pedro Fins e ainda o deputado Pedro Soares, Presidente da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.
Novembro 9, 2016
A Câmara Municipal da Maia estabeleceu um protocolo com a Siderurgia Nacional que permitirá à empresa expandir as suas instalações. O novo protocolo tem a firme oposição do Bloco de Esquerda, uma vez que não oferece nenhumas garantias de controlo sobre o impacto da poluição da indústria no Concelho, nem apresenta qualquer vantagem para o Município e para os munícipes, quer do ponto de vista económico, quer no aspeto social.
Fevereiro 27, 2016
Na 1ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, de 26 de Fevereiro de 2016, o Bloco de Esquerda manifestou a sua preocupação com as ameaças a que o aeroporto do Porto está sujeito e colocou na agenda o problema do impacto ambiental da Siderurgia Nacional para os maiatos.
Fevereiro 4, 2015
Há cerca de 20 dias que os trabalhadores da Prégaia, em S. Pedro de Fins, fazem piquete a tempo inteiro à porta das instalações da unidade fabril. Os trabalhadores estão empenhados em defender o seu posto de trabalho e os seus salários. O Bloco de Esquerda e a porta-voz Catarina Martins estiveram junto destes trabalhadores para prestar a nossa solidariedade e apresentar as suas reivindicações junto das autoridades competentes e dos orgãos políticos, nomeadamente a Assembleia da República.