Concelho da Maia

não disponível

Assembleia Municipal

Dezembro 30, 2018 06:37 PM

Intervenção na íntegra do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda sobre o Plano e Orçamento do executivo para 2019

O Orçamento e as GOP foram aprovados por maioria, com os votos contra do BE, PS, JPP e CDU, e abstenções do PAN e do Presidente da Junta de Freguesia de Àguas Santas.

Dezembro 22, 2018 07:06 PM

O Bloco defendeu o agravamento da taxa de IMI aplicável aos imóveis degradados e uma descida do IMI mais ambiciosa para as famílias, independentemente do número de dependentes do agregado familiar.

Dezembro 21, 2018 03:48 PM

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia Municipal, uma moção de solidariedade e apoio aos trabalhadores da Fico Cables, que estão em luta por melhores salários, melhores condições de trabalho, contra a discriminação e a precariedade laboral.

A moção foi aprovada por unanimidade.

Dezembro 19, 2018 08:08 PM

A Câmara da Maia conseguiu aprovar uma proposta para que seja o Município a suportar o pagamento de uma dívida em impostos no valor de quase 1,5 milhões de euros, da extinta sociedade Tecmaia. A dívida não estava imputada à Autarquia mas aos administradores da empresa pública.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou declaração de voto de vencido.

Setembro 19, 2018 10:30 PM

O Bloco de Esquerda não concorda com o investimento da Câmara Municipal da Maia no fundo de investimento imobiliário "Maia Imo".

Para o Bloco, os maus resultados acumulados pelo fundo ao longo de 10 anos de existência demonstram que não existia, por parte da oposição, nenhum "pessimismo exagerado".

Setembro 19, 2018 09:51 PM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda considera que a solução apresentada pela Espaço Municipal para as obras de renovação urbana e gestão de património no Bairro do Sobreiro não é a melhor.

O Bloco defende que existem condições para a construção de um novo equipamento habitacional com qualidade de vida, integração e inclusão social,e igualdade de oportunidades para todos.

Junho 29, 2018 02:49 PM

O Bloco de Esquerda fez aprovar uma moção recomendando a instalação de uma estação de medição, monitorização e controle do ar e ruído, certificada para todos os poluentes e ruídos provenientes da Siderurgia Nacional.

A moção, aprovada por unanimidade, recomenda ainda à ARS Norte rastreios à população que tenha em conta a exposição durante dezenas de anos aos poluentes específicos da Siderurgia, bem como a exposição ao ruído elevado.

Opinião

Em “O Nome da Rosa”, romance do escritor italiano Umberto Eco, num dos diálogos entre o frade franciscano Guilherme de Baskerville e o noviço que o acompanha Adso de Melk, o primeiro diz a este que deve fugir daqueles que para salvar a sua alma são capazes de o matar.