Share |

Maia Representada na Convenção Nacional

Os 5 delegados da Concelhia da Maia eleitos para a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda marcaram presença, este fim de semana, no Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa.

Naquela que foi a VIII Convenção Nacional do partido, centenas de delegados eleitos a nível nacional votaram propostas de alteração aos Estatutos, e elegeram os membros da Mesa Nacional e da Comissão de Direitos, assim como a Moção de Orientação Política.

A Luta dos Munícipes

O deputado municipal Silvestre Pereira interveio no debate com um texto que refletiu os pontos de vista do BE-Maia acerca da necessidade de romper com o memorando da troika e construir uma alternativa de governo de esquerda que tome de exemplo os resultados do Syriza, na Grécia.

Silvestre Pereira expôs ainda, em síntese, o trabalho local desenvolvido na Maia, em especial, o forte apoio dados aos trabalhadores e trabalhadoras da MacMaia, da Carpan e da FinexTech, aos moradores e moradoras dos bairros camarários e aos utentes dos centros de saúde do Concelho, denunciando, ao mesmo tempo, a PPP da CM da Maia com o grupo SLN para a construção do hospital privado do Lidador e os atentados ecológicos da siderurgia nacional.

Moção A sagra-se vencedora

Para a Mesa Nacional foram eleitos 61 membros pela moção A (76, 5%) e 19 membros pela moção B (23, 5%).

Para a Comissão de Direitos a moção A elegeu 5 dos 7 membros (74,5%), enquanto que a moção B obteve os restantes 2 lugares (25,5%).

Na votação final da moção de orientação política, os 483 dos 519 delegados inscritos aprovaram o modelo da moção A (348 votos), tendo a moção B reunido 74 votos e os restantes 11 delegados, da Plataforma Anti-Capitalista, optado pela abstenção.

Os deputados João Semedo (Porto) e Catarina Martins (Porto) partilharão a coordenação do Bloco de Esquerda, sob orientação da Mesa Nacional, orgão máximo do partido.