Share |

Pelo direito à livre circulação na Maia

O Bloco de Esquerda juntou-se a cidadãos locais e organizou, no dia 24 de setembro, uma caravana automóvel que se deslocou desde o largo junto à capela de São Frutuoso, na Freguesia de Folgosa, até Campo Frio, na Rua da Siderurgia, que está hoje vedada por um muro de arame farpado preso ao solo, impedindo o acesso a pessoas e veículos não autorizados pela empresa que gere a Siderurgia Nacional.

Do outro lado do muro, é possível ver enormes amontuados de desperdício industrial (sucata) depositado, o que levanta questões de saúde pública e dúvidas sobre o cumprimento da legislação ambiental.

O BE considera que a vedação do acesso público à Rua da Siderurgia e à Travessa da Siderurgia consituem uma restrição inaceitável à livre circulação dos cidadãos, já que os arruamentos sempre foram públicos e não se vislumbra nenhum motivo legítimo para aquela ocupação por parte da empresa.

Apesar dos protestos dos munícipes, as Juntas locais e a Câmara Municipal pouco ou nada têm feito para esclarecer a situação, alegando não estar em causa qualquer ilegalidade.

Esta concentração popular pelo direito ao ambiente, ao descanso, à saúde pública e à livre circulação contou com a presença do deputado do BE Jorge Campos, eleito pelo círculo do Porto, que prometeu acompanhar a situação no âmbito da atividade parlamentar.

Já no incío de julho, o BE deu corpo a uma ação em defesa do ambiente nas imediações da Siderurgia, que contou com a participação da coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins.