Share |

Saiba quais as medidas preventivas adotadas pela Câmara e Juntas de Freguesia

Câmara Municipal da Maia

Em dois comunicados aos munícipes, datados de 13 e 15 de Março, a Câmara Municipal da Maia informou que decidiu encerrar os mercados e feiras até ao dia 24 de Março, suspendendo assim a realização das feiras previstas na Cidade da Maia para os dias 14 e 21 de Março, no mercado do Castêlo da Maia para os dias 16 e 23 de Março e no mercado de Pedrouços para os dias 17 e 24 de Março.

Comunicou também o encerramento ao público de todos os edifícios municipais, o encerramento dos parques infantis, jardins e parques urbanos, a suspensão de todas as licenças de esplanadas e ainda a suspensão do pagamento do estacionamento de superfície parquimetrado.

Por último, informou ainda que os refeitórios das escolas que são sede dos agrupamentos escolares continuam a servir refeições aos alunos subsidiados e aos inscritos nos Centros de Apoio à Aprendizagem e que as escolas do Município estão disponíveis para receber os filhos dos profissionais dos serviços essenciais nas áreas da saúde, proteção civil, forças de segurança e socorro.

 

Junta de Freguesia de Águas Santas

Em dois comunicados, datados de 12 e 16 de Março, a Junta de Freguesia de Águas Santas determinou a suspensão, por tempo indeterminado, de todas as atividades e eventos públicos programados e o encerramento ao público do atendimento presencial dos Serviços Administrativos e no Espaço do Cidadão, a partir do dia 16 de Março, passando o mesmo a realizar-se apenas por telefone ou via email.

 

Junta de Freguesia da Cidade da Maia

Em comunicado com  data de 16 de Março, a Junta de Freguesia da Cidade da Maia informou que a prestação de serviços foi restringida apenas a assuntos urgentes e inadiáveis, marcados previamente, por contacto telefónico ou email.

Os serviços de Secretaria, prestados no edifício da Junta e dos Polos de Gueifães e da Maia, bem como o Espaço do Cidadão (incluindo TIP, consultas GAIL e consultas de psicologia) encontram-se, assim, restingidos a situações execionais de urgência e inadiamento.

Os serviços CTT só se encontram disponíveis para levantamento de vales postais, de encomendas e de cartas registadas com aviso de recepção.

Já o Jardim Zoológico da Maia, está encerrado ao público, bem como os lavadouros da Freguesia.

Todas as atividades previstas foram canceladas.

Nos cemitérios, as casas de banho foram encerradas ao público, recomendando-se a manutenção da distância de segurança de 1,5 metros e a circulação de pessoas nas casas mortuárias. O contacto social deve ser evitado, bem como o contacto com o defunto na hora da despedida. As cerimónias fúnebres estão reservadas aos familiares mais próximos. 

 

Junta de Freguesia do Castêlo da Maia

No dia 16 de Março, a Junta de Freguesia do Castêlo da Maia anunciou a adoção de um plano de contingência que, entre outras medidas, inclui o reforço da higienização dos sanitários e "superfícies mais manuseadas", a suspensão das deslocações de funcionários e membros do executivo, a identificação dos trabalhadores com mais riscos e dos serviços essenciais, a restrição das reuniões presenciais ao mínimo essencial e a suspensão dos eventos e atividades.

Prevê-se que os trabalhadores e eleitos irão receber equipamentos (computadores e telemóveis) que lhes permitam garantir que continuam a prestar os serviços essenciais.

 

Junta de Freguesia de Moreira

Em dois comunicados, com as datas de 14 e 16 de Março, a Junta de Freguesia de Moreira informou a população do encerramento, por tempo indeterminado, de todos os serviços de atendimento ao público, nomeadamente a Secretaria da Junta, o Espaço do Cidadão, o GAIL, os CTT, o GIP e o bar da Junta, a partir de 16 de Março, devendo o contacto com a Junta de Freguesia ser realizado por telefone ou por email.

Mais informa do encerramento das casas de banho e "outros espaços fechados de acesso público" do cemitério, edifício que se manterá aberto no horário de funcionamento de inverno (das 8h30 às 17h30).

As lavagens de jazigos, sepulturas e capelas estão proibidas e as cerimónias fúnebres reservadas a familiares próximos.

 

Junta de Freguesia de Pedrouços

Num comunicado de 13 de Março, a Junta de Freguesia de Pedrouços comunicou à população apelando a que se priviligie o uso de telefone e email para comunicação com a Junta e pedindo às pessoas que se desloquem aos serviços apenas em situações urgentes e estritamente necessárias.

Refere ainda que a presença está restringida a 3 pessoas em simultâneo na zona de atendimento, devendo respeitar-se a distância de segurança de 1,5 metros.

 

Junta de Freguesia de Milheirós

Em vários comunicados, datados de 15, 16 e 17 de Março, a Junta de Freguesia de Milheirós informa que restringiu o acesso às instalações a 2 utentes de cada vez, devendo cada um respeitar uma distância de segurança de 2 metros.

Pede à população que evite as deslocações, devendo optar pelo contacto telefónico ou por email.

O horário de atendimento passa a estar suspenso durante a manhã e à tarde é entre as 14h00 e as 17h00.

Os serviços de Segurança Social da Junta estão suspensos.

A presença no cemitério e na casa mortuária está restingida ao mais curto espaço de tempo possível, devendo manter-se a distância de segurança de 1,5 metros.

Deve ainda evitar-se a concentração de pessoas à porta, bem como o contacto físico entre familiares e com o próprio defunto na hora da despedida.

 

Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura

No dia 16 de Março, a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura comunicou que os serviços da Junta se encontram abertos entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, a partir de 17 de Março.

Referiu que tem uma funcionária de baixa médica e outras duas a prestar assistência aos filhos.

O Espaço do Cidadão está encerrado, não pudendo a Junta de Freguesia prestar este tipo de serviços.

 

Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha

Em 16 de Março, o executivo da Freguesia de Vila Nova da Telha informou que os serviços da Junta, do GAIL, CTT e GIP se encontram encerrados a partir desse dia.

O contacto deve ser feito via telefone ou email.

 

Junta de Freguesia de Folgosa

Em comunicado datado de 16 de Março, a Junta de Freguesia de Folgosa informou que os serviços estão a funcionar normalmente.

Porém, apela a um contacto proferencial por telefone ou email.

 

Junta de Freguesia de São Pedro Fins

Em dois comunicados, com as datas de 12 e 13 de Março, a Junta de Freguesia de São Pedro Fins informou que ligou às famílias dos utentes do centro de dia da Junta de modo a garantir que nenhum idoso frequentará o centro entre os dias 12 e 20 de Março.

Garantiu que os serviços de apoio domiciliário e refeição do centro de dia serão normalmente assegurados