Contas e Orçamento para 2014 chumbados pela oposição na Freguesia Cidade da Maia

Realizou-se dia 29.04.2014, a sessão da ordinária da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia. No período antes da ordem do dia, o Bloco de Esquerda viu aprovada, na Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, por unanimidade, a moção "Concretizar Abril em Maio", sobre o 1º de Maio e o 25 de Abril, apresentada também na AM. (anexo 1)

O deputado de freguesia Francisco Silva apelou à Presidente da AF para encetar negociações com os sindicatos para a redução do horário semanal de trabalho dos funcionários municipais para as 35 horas.

A redução do horário para as 35 horas semanais (o horário praticado antes da decisão do governo de aumentar o horário dos funcionários públicos para 40 horas semanais) foi já aprovada em várias Freguesias e Municípios do Distrito, nomeadamente em Gaia.

A presidente revelou-se surpreendida com o descontentamento dos trabalhadores dos serviços camarários, dizendo que era normal encontrá-los a trabalhar além do horário legalmente estabelecido de forma voluntária.

Apesar da oposição da maioria, o BE não vai desistir e apresentará, numa próxima sessão, uma moção nesse sentido.

O deputado bloquista apresentou ainda uma moção em defesa da reabilitação do Bairro do Sobreiro, um caso grave de degradação deixado ao abandono pelo executivo e os governos ao longo de décadas e onde vários fogos ainda habitados ameaçam ruína. (anexo 2)

O orçamento e contas do último trimestre (em virtude da tomada de posse do executivo nesse período) foi apresentado e chumbado em bloco pela oposição (BE, PS, CDU e MMM), que tem maioria na Assembleia. (anexo 3)

O executivo decidiu apresentar, na mesma assembleia, o orçamento para 2014, que também foi chumbado com os votos de toda a oposição e o voto favorável de PSD e CDS/PP.

AnexoTamanho
Anexo 1263.25 KB