BE Maia propõe a manutenção das 17 freguesias

foto de bricolage.108, flickr

A Assembleia Municipal da Maia discutiu, a 9 de Outubro, a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica. O Bloco de Esquerda defendeu a manutenção das 17 freguesias. A proposta foi chumbada a favor da sugestão do PSD que contempla a extinção de 7 freguesias.

O BE sustenta a sua proposta no pressuposto democrático de qualquer reforma territorial autárquica ter de ser feita com as populações e ouvindo todos aqueles que conhecem a realidade local. Para a ala bloquista, a decisão tem de ser das próprias freguesias e populações.

Segundo o grupo municipal do BE, os partidos da direita "terão de responder por uma decisão tomada de costas para as populações" ao aprovarem "uma reforma imposta e não participada pelas populações das freguesias do Concelho, que vão ser altamente lesadas por uma decisão que fere o espírito democrático e o sentido expresso por muitas das Assembleias de Freguesia".

A proposta do BE teve o apoio do PS e CDU e o voto contra dos deputados municipais do PSD/PP.

(ver proposta do BE em anexo)

AnexoTamanho
Proposta BE AM maia freguesias262.55 KB